No
dia 19 de outubro de 2012, 18 alunosdo Ensino Fundamental participaram de uma
atividade cujo objetivo é a identificação de polígonos e a noção de área, realizada com as
pibidianas Aline e Milenna, na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha.
Para
cada aluno foi distribuído um kit de Tangram, um quebra cabeça chinês composto
de sete peças, colorido e feito de madeira. O principal objetivo do Tangram é
formar figuras pré-determinadas, juntando-se as sete peças sem sobrepô-las.
Inicialmente, foi perguntado aos alunos sobre
os polígonos que formam as peças do Tangram, e imediatamente obtivemos
respostas corretas, ficando visível a familiarização dos alunos com os
polígonos em questão.
Então,
para trabalhar a noção de área, foi proposto a eles que montassem uma figura de
barco, conforme ilustração abaixo:
Neste momento, os alunos encontraram
grandes dificuldades, pois não conseguiram reproduzir a imagem utilizando as
sete peças sem sobrepô-las. Então, foi-lhes proposto mais uma opção, a figura
abaixo:
Assim, os alunos tinham a opção de reproduzir a primeira ou a segunda imagem. No entanto, os alunos também não conseguiram juntar as sete peças para formar tal figura. Por fim, foi-lhes proposto a figura abaixo:
Neste momento, alguns alunos conseguiram reproduzir esta imagem.
Em seguida, os alunos tiveram que montar um quadrado, sem violar as regras do
próprio jogo Tangram.
Assim, os alunos foram indagados a respeito das áreas das
duas figuras que conseguiram montar. Quando questionados se as duas áreas eram
iguais, todos afirmaram que eram diferentes.Então, foi explicado que as áreas são iguais já que para a
confecção das duas figuras utilizam-se as mesmas sete peças e não há
sobreposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário