terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tangram: identificação de polígonos e noção de área


No dia 19 de outubro de 2012, 18 alunosdo Ensino Fundamental participaram de uma atividade cujo objetivo é a identificação de polígonos e a noção de área, realizada com as pibidianas Aline e Milenna, na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha.
Para cada aluno foi distribuído um kit de Tangram, um quebra cabeça chinês composto de sete peças, colorido e feito de madeira. O principal objetivo do Tangram é formar figuras pré-determinadas, juntando-se as sete peças sem sobrepô-las.
 Inicialmente, foi perguntado aos alunos sobre os polígonos que formam as peças do Tangram, e imediatamente obtivemos respostas corretas, ficando visível a familiarização dos alunos com os polígonos em questão.
Então, para trabalhar a noção de área, foi proposto a eles que montassem uma figura de barco, conforme ilustração abaixo:
  
                Neste momento, os alunos encontraram grandes dificuldades, pois não conseguiram reproduzir a imagem utilizando as sete peças sem sobrepô-las. Então, foi-lhes proposto mais uma opção, a figura abaixo:




            Assim, os alunos tinham a opção de reproduzir a primeira ou a segunda imagem. No entanto, os alunos também não conseguiram juntar as sete peças para formar tal figura. Por fim, foi-lhes proposto a figura abaixo:
 
Neste momento, alguns alunos conseguiram reproduzir esta imagem. Em seguida, os alunos tiveram que montar um quadrado, sem violar as regras do próprio jogo Tangram.
Assim, os alunos foram indagados a respeito das áreas das duas figuras que conseguiram montar. Quando questionados se as duas áreas eram iguais, todos afirmaram que eram diferentes.Então, foi explicado que as áreas são iguais já que para a confecção das duas figuras utilizam-se as mesmas sete peças e não há sobreposição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário