No
dia 05 de outubro de 2012, 10 alunos do Ensino Fundamental na Escola Estadual
Sebastião de Oliveira Rocha participaram de uma atividade que tinha como
objetivo desenvolver o raciocínio lógico e que foi conduzido pelas pibidianas
Aline e Milenna.
O
jogo consiste em um tabuleiro 4x4 e as regras são semelhantes a um jogo da
velha tradicional. Neste geométrico, jogam dois participantes por rodada, e
cada um recebe um kit com 8 peças de mesma cor, confeccionadas em E.V.A , e
cada duas com o mesmo formato, diferindo somente no tamanho. Por exemplo, as
peças que foram utilizadas:
Inicialmente, antes do jogo começar, devem
ser feitas perguntas aos jogadores à respeito dos polígonos que formam as
peças. Então, depois de estipulado quem começará o jogo, o primeiro jogador
escolhe uma das oito peças e coloca em uma das 16 casas disponíveis. O objetivo do jogo é acumular pontos. O
jogador ganha 1 ponto se colocar uma última peça na diagonal, horizontal e
vertical, obtendo :
·
Todas
as peças da mesma cor
·
Todas
as peças do mesmo polígono
·
Todas
as peças do mesmo tamanho
·
Todas
as peças diferentes
Assim, o intuito do jogo
é acumular a maior quantidade de pontos, bloqueando as jogadas que acarretarão
em pontuação ao adversário. Além disso, é importante que ao final de cada
jogada, o aluno seja questionado se conseguiu fazer ponto ou não, estimulando
seu raciocínio a cada ação feita, e identificando sob quais condições ele
conseguiu adquirir tal pontuação.
No início, os alunos apresentaram
umas dificuldades em conseguir assimilar as regras do jogo e estabelecer
estratégias para que a vitória fosse alcançada. No entanto, com o passar das
jogadas, os alunos conseguiram entender o funcionamento do jogo e puderam aplicar
na prática.
Talvez por se tratar de um jogo que
visa um único ganhador no final, apresentando um ar de competição, os alunos
jogaram mais de uma vez sem errar nas regras. Em alguns momentos, quando
questionados se seu último ato acarretou em pontuação para eles, os alunos
acabavam não identificando que conseguiram pontos, não observando atentamente o
tabuleiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário