sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aplicação de Sequencia de Ensino: Medidas de Tendencia Central

Essa sequencia foi aplicada para 3 turmas do 8º ano (7ª séries) do Ensino Fundamental da E.E.Profº Sebastião de Oliveira Rocha durante os meses de Outubro e Novembro, contendo um plano de 6 horas/aula. As aulas foram ministradas da seguinte maneira:
  • Interpretação de Gráficos e Tabelas
  • Média
  • Moda e Mediana
  • Resolução de exercícios sobre Moda, Média e Mediana baseados no SARESP
  • Avaliação
Essa sequencia tinha como metodologia aulas expositivo-dialogadas com a resolução de exercícios. Os alunos trabalhavam na resolução de exercícios em duplas, o que possibilitava a discussão dos exercícios entre eles, deixando-os mais independentes do auxílio do prfessor. Os alunos apresentaram bastante resistência aos conteúdos trabalhados e apresentaram uma grande dificuldade com a interpretação dos enunciados das questões. Percebeu-se também que os alunos tinham dificuldades em trabalhar com gráficos e tabelas: eles conseguiam retirar as informações contidas nos mesmos, mas não conseguiam manipulá-las pelas lacunas de pré-requisitos que eles tinham: tinham dificuldades em resolver equações de primeiro grau, regras de três e lidar com porcentagem. Durante as aulas e com a avaliação, também percebeu-se que os alunos tinham dificuldades com operações básicas e preguiça de resolver as contas.
Percebemos que precisamos refazer essa sequencia comprometendo-se com o estímulo aos alunos, desenvolvendo atividades mais atrativas e dinâmicas a fim de que os alunos se sintam estimulados a participar e resolver os problemas propostos. As três turmas tiveram uma média de 3,5 na avaliação, considerada insatisfatória, visto que na semana anterior a esta foi feita uma revisão dos conceitos vistos durante a aplicação da sequencia. O que conclui-se dessa atividade é que nós, professores, precisamos nos adaptar aos alunos, fazendo o possível para atraí-los.







Postagem feita por Graziele Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário