quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Descubra o Desenho


No dia 28 de setembro de 2012, na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha,as pibidianas Aline e Milenna aplicaram o jogo Descubra o Desenho. O objetivo do mesmo era descobrir qual figura geométrica estava escondida por de baixo de tiras coloridas feitas de EVA,e para conseguir retirar uma tira que encobria o desenho, o aluno tinha de responder o resultado da operação que estava escrita nela.
As principais figuras geométricas envolvidas foram o quadrado, o retângulo, o triângulo, o paralelogramo, o cilindro, a pirâmide e o cubo. A maioria dos alunos não apresentou dificuldades em resolver as operações, que consistiam em adições, subtrações, multiplicações e divisões,todas exploradas através de expressões numéricas.
Com relação às figuras geométricas, os alunos demonstraram dificuldades para nomear o cilindro, mas isso ocorreu por serem, na maioria, alunos do 6º ano. Porém, alguns se confundiam ao nomear o cubo, chamando de dado ou quadrado, e o paralelogramo, que chamavam de retângulo deitado.
Após aplicarmos o jogo pela primeira vez e ajudarmos os alunos nas dificuldades, muitos repetiram a atividade e não cometiam mais os mesmos erros.
Nesta atividade, pudemos observar que os alunos têm dificuldades em nomear as figuras geométricas, porém nas operações eles não mostraram problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário